quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sistema Municipal de Cultura







































     

























































5 comentários:

  1. Solicito que meus comentários não sejam apagados, em razão de não serem ofensivos e apenas solicitamos o funcionamento de informações públicas do funcionamento do COMUC.

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  2. Plano de negócio: Cia de Dança de Presidente Prudente e suas contribuições para uma política pública municipal para a Cultura.

    No dia 4 de março, as 20:00h ocorreu a palestra com Marcela Cintra Santos sobre o tema: Plano de negócio: Cia de Dança de Presidente Prudente na sede da Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas.
    Posteriormente foram realizadas perguntas, comentários e problematizações próprias de um trabalho de Administração de um projeto para a Dança.
    O trabalho é pertinente porque oferece bases concretas sobre quanto custaria manter uma Cia de Dança, tipificação de custos mensais, produção de espetáculo e sua participação no processo formativo e educacional.
    Centrado na dança, porém, bastante relevante para a música, teatro e outras artes cênicas. O pilar desse estudo tende a dar valor a quanto custaria construir um projeto responsável, durador e com grande potencial de se tornar uma política pública ou sem fins lucrativos.
    Nos anúncios do atual governo municipal há o indicativo de se criar um curso municipal de dança, onde este trabalho teria um grande papel para balizar esse projeto.
    Na construção de editais públicos para a dança, também há significativa contribuição e do mesmo modo para o Plano Municipal de Cultura e para as setoriais de música, teatro e dança.
    Em razão desses fatores, seria de grande proveito se os interessados e responsáveis pela política pública em cultura em Presidente Prudente se debruçassem sobre estudo por sua característica única de qualificar quanto custa um projeto cultural em dança.
    Um dia um professor de música comentou que a Escola Municipal de Artes Profa Jupyra ensinava a bater pênalti, marcar bola parada, driblar e fazer gols, mas não havia campeonatos para os músicos. A dança padece da mesma fórmula e as pessoas que concluem seu ciclo de formação não possuem lugar ou motivo para dançar.
    É urgente que as pessoas que se definem profissionalizar tenha uma contribuição importante do poder público e de políticas democratizantes do acesso aos recursos para construir projetos de qualidade e que darão sentido e razão social para que as pessoas se formem em música, dança, teatro e demais artes.

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  3. Atual situação de PP no Sistema Nacional de Cultura e indicação técnico responsável!

    Se entarem no site da Prefeitura e da Secul/PP perceberão um ícone escrito "Sistema Municipald e Cultura" que na verdde não existe, não foi votado e não pode figurar nesse estatus por ser uma proposta.

    A atual situação de Presidente Prudente através do MinC http://blogs.cultura.gov.br/snc/2012/10/08/acordo-cooperacao-federativa/

    Embora isso deva ser publicado no blog do COMUC a situação atual (01/02/2013) è a seguinte:


    9 – Acordo Publicado no DOU / Aguarda responsável e Plano de Trabalho:

    Após a publicação do extrato no DOU, envia-se email e carta ao Ente federado comunicando–lhe que houve publicação da celebração do Acordo no DOU, solicitando a indicação do responsável técnico pelo seu acompanhamento e orientando sobre a apresentação de Plano de Trabalho.
    No prazo máximo de 30 dias a partir da publicação, o Prefeito/Governador deve, através de ofício, indicar o responsável para o desempenho das atividades indicadas na Cláusula Décima Primeira do Acordo.
    O Plano de Trabalho consiste em um cronograma que com prazos estimados para as atividades de estruturação dos componentes obrigatórios do sistema municipal de cultura e deve ser assinado pelo responsável técnico indicado. Destaque-se que o prazo para implementação do Plano de Trabalho é de 2 (dois) anos, sendo indeterminada a vigência do Acordo (nova redação adotada a partir de outubro de 2012).

    Assim, um responsável técnico já deve estar designado e não há qualquer infoprmação sobre isso.



    Felizmente o MinC é mais transparente e vai informando publicamente o que nem os conselheiros devem saber!

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  4. Vejam a diferença da prefeitura de São Paulo para a de Presidente Prudente!
    Em junho ocorrerá um encontro da Teia de pontos de cultura de São Paulo na capital. Como o MINC e SEC só tem dinheiro para o evento, mas não paa a mostra cultural, a prefeitura de Sampa resolveu pagar os cachês desses gurpo pertencentes a Pontos de Cultura. Sim! São Paulo é Rica, mais rica ainda por ter um pensamento que nãos e amesquinha e aceita alvancar grupos de outras cidades, ainda que isso não reverta em votos.
    Por aqui em Presidente Prudente temos editais que ningué sabe de onde saiu os recursos e para quantos foram! E isso é utilizado como a melhor coisa do mundo!

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  5. Dia 13 de abril o Prefeito Tupã irá assinar a lei do Sistema Municipal de Cultura que não foi sequer exposto nesse blog oficial. Eles não atualizam mais nada aqui por saber que estou inscrito e que saberei todos os passos que forem públicos como todos cidadãos tem direito. Qualquer porta para o conhecimento democrático assusta o poder local.

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