sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ata da reunião ordinária 12/09

Aos doze dias do mês de setembro de 2012 (12/09/2012), as dezenove horas e trinta minutos (19h30), em segunda chamada, nas dependências do Centro Cultural Matarazzo, situada à Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, nesta cidade de Pres. Prudente, atendendo a convocação feita pelo Presidente do Conselho Municipal de Cultura, reuniu-se em reunião ordinária os conselheiros: Carlos Francisco Freixo – Asociação P. de Escritores; Célia Harumi Tarumoto Nishizima – CONDEF; Érika Fugita – SMPP; Maria Elizabeth Libório M. Trevisan – ADANPP; Jorge Akaki – Sincomércio e ACEPP; Henrique Chagas – OAB; Telma Aparecida Mendes – Secretaria Municipal de Cultura.   Houve a justificativa da Hilda P. Souza – SESI; Juliana Casarotti Ferreira – FATEC; Vitalino Crellis – SINCOMÉRCIO; Antônio Batista Grosso – Sindicato das Escolas Particulares; Luis Carlos de Souza Blaya - Secretaria de Finanças; Marlene Eugênio Rampazi e Mauro de Nardi Costa – SENAC; e Regina Rita Liberati Silingovschi – Bibliotecas e o convidado Sérgio Mendonça – SEACESP. 

O Presidente do COMUC, Carlos F. Freixo deu início a reunião ordinária falando das câmaras setoriais.

Elizabeth Libório iniciou falando do segmento da dança, realizaram três encontros e ainda não tem uma definição das ações, porém já existem algumas indagações como: - necessidade de divulgação dos eventos; - manter os eventos existentes, mas com mais apoio; - capacitar os profissionais, pois na dança qualquer um pode ministrar as aulas; - melhorar o Teatro em relação da adequação do palco/espaço para a dança, - adequação do Projeto do Dia Internacional da Dança (29 de abril), que seria uma semana de apresentações nas escolas, com o término com apresentação em praça pública; - MPB Dança é necessário fazer um trabalho que traga algum benefício para o segmento.

Cada evento deve ter um objetivo, tem que beneficiar a todos. Érika falou da mídia e transporte para a divulgação e garantia de participação da comunidade nos eventos, a questão do Teatro, verificar o que é necessário para todos os segmentos. 

Beth disse que o Teatro Municipal não é ruim, mas necessita de manutenção, pois nos dias de chuva não tem como levar as crianças para a apresentação, porque não tem lugar para elas ficarem. 

Carlos lembrou que para a capacitação dos artistas, a Fatecpp está com um curso de Evento. Henrique informou que é necessário colocar no Plano Municipal de Cultura, o que é necessário dentro de 10 anos, por exemplo a construção de Teatro na cidade, um teatro para dança, um para música, para teatro? É necessário colocar como meta. 

Érika exemplificou a questão do Teatro Procópio Ferreira que não tem camarim, não tem espaço para os artistas tem que colocar como meta no plano a reforma dele. Carlos disse que em Prudente ainda não temos nenhum teatro, são todos anfiteatros. Beth disse que o segmento da dança quer tirar a dança de salão dos teatros e levá-los de volta para o Salão, foi marcado uma nova reunião para o dia 29/10/2012, as 11h00.

Carlos comentou sobre a Literatura, a câmara setorial se reuniu e destacou-se os eventos que ocorrem atualmente na cidade de Presidente Prudente: - Salão do Livro, atividade anual com 10 dias de programação; - Dia D... Tira Dúvidas, atividade diária, na Biblioteca Municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César”; Dia D... Infantil, atividade diária, na Biblioteca Municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César”; Biblioteca a domicílio, atividade diária, Biblioteca Municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César”; Bibliotecas Ramais, no Ramal I – Emeif Professor Ditão, Ramal II – Emeif Professora Maria Edite Tenório Perrone – “Arco Íris”, Ramal III – Emeif Domingos Ferreira de Medeiros, Ramal IV – Emeif Carmem Pereira Delfim – “Contos e Encantos”, Ramal V – Emeif Antônio Moreira Lima, Ramal VI – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; - Projetos Letras Soltas, atividade diária, em espaços diversos; Dia D... Especial, Atividade diária, na Biblioteca Municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César”; Letras Daqui, atividade semanal, principais jornais; Encontro com a Poesia, atividade mensal, no Centro Cultural Matarazzo; Autor do mês, atividade mensal, na Biblioteca Municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César”; Projeto Escrever, atividade semestral, no Centro Cultural Matarazzo; CLIPP – Concurso Literário, atividade anual, na Biblioteca Municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César”; Projeto Papo de Autor, atividade mensal, no Centro Cultural Matarazzo; Projeto Acesso Livro, atividade semanal, no Centro Cultural Matarazzo; Projeto Biblioteca Móvel, diário. 

Eixos do Plano Nacional do Livro: Eixo 1:Democratização do acesso; Eixo 2: Fomento à leitura e à formação de mediadores; Eixo 3: Valorização da leitura e da comunicação;  Eixo 4: Apoio à criação e ao consumo de bens de leitura. Agora está faltando somente as ações a serem realizadas. 

Henrique informou que tudo que estabelecer como meta tem que estar de acordo com a Legislação. Beth falou da lei Portela de incentivo a cultura qu é necessário retomar, os artistas querem que seja cumprida. Eles querem que o Projeto Girarte aconteça. Com os três encontros o segmento está bem encaminhado, no próximo já terão alguns encaminhamentos e o que ficar serão consultados nos eventos do segmento.

Sem mais a ser discutido Carlos fez o encerramento da reunião as 20h30, eu Célia Harumi Tarumoto Nishizima, secretária, lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelo presidente. Presidente Prudente, 12 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário