quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Câmara Setorial | Literatura


Após a leitura e explicação de cada projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi explicado aos  participantes presentes como,  quando e onde são   realizados cada  projeto.

Para dar início as metas e propostas  ao Plano Municipal de Cultura foi estabelecido o que era prioridade.

Entre os projetos que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Biblioteca Municipal,  estão as  bibliotecas ramais, que atendem nos bairros e estão localizadas dentro de uma Escola Municipal. Foi explicado aos presentes que essas bibliotecas são assessoradas pela bibliotecária Sueli Pereira de Castro e auxiliares de biblioteca que atuam na Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira  César. As dúvidas entre os presentes era sobre o  funcionamento dessas bibliotecas, se era aberta à comunidade ou atendia  somente como biblioteca escolar.

Falou em aproveitar esses espaços já existentes.  Atualizando o acervo, equipando com mobiliário, computadores e etc.

Foi discutido entre os presentes a necessidade de  implantação de biblioteca nos bairros que não possuem biblioteca, para que  os moradores sejam atendidos em suas necessidades sem se deslocarem até a Biblioteca do Centro Cultural Matarazzo. Essas bibliotecas precisam ser equipadas com todo material necessário para funcionamento como: computadores, mobiliários, livros atualizados, e etc. E com profissionais qualificados para orientar crianças e adolescentes em suas tarefas escolares, em pesquisas e no incentivo à leitura.

Também foi proposto para que seja feito treinamento como: Oficinas,workshop e cursos para professores das escolas públicas, orientando quanto ao uso dos livros de leitura (literatura) que são doados pelo governo do estado.
Orientação na formação, produção, difusão e circulação dos escritores de Presidente Prudente.

Estimular a criação e execução de projetos voltados ao incentivo da literatura e consolidação do hábito de leitura, como complementação aos ensinos médio e fundamental, incluindo no cronograma (grade curricular) os escritores prudentinos e divulgando seus respectivos livros nas escolas.

Introduzir no sistema de ensino local, com a devida autorização e parceria com  a Diretoria de Ensino e Secretaria  da Educação, as publicações impressas, digitais das associações literárias e livros, ebooks, audiobooks, entre outras opções, de escritores prudentinos nas bibliotecas das escolas municipais; Instalar, promover e ampliar em Presidente Prudente, espetáculos envolvendo as artes musicais, pintura, grafite, artesanato, oficinas interativas com dinâmicas de grupo, distribuição dos livros, cujos projetos tenham sido aprovados pelo Conselho de Cultura; Assegurar às pessoas com deficiência visual e física o acesso à cultura à   leitura à internet ( a exemplo de publicações em braile ou vídeos utilizando a linguagem de libras, computadores com programas apropriados para cada deficiência).

Com funcionário capacitado para realizar este atendimento. Criar e promover cursos e oficinas de capacitação do trabalho editorial, gráfico e livreiro exclusivamente para escritores em geral. Fazer resgate histórico: (Matarazzo, museu, ferroviários, bairros).

Entre as propostas foi falado também da necessidade de um Espaço de Leitura, que a cidade não possui. A próxima reunião para dar continuidade as metas do Plano será dia 19/09, às 19h30 no Centro Cultural Matarazzo.

| Mais informações: (18) 3226-3399


Nenhum comentário:

Postar um comentário